21 de jan de 2011

Prioridades pra vida


Quais são as suas? O tempo não volta; e, a cada dia que vivemos, menos tempo de vida nós temos.  Só temos uma vida para viver e ela é curta. A exposição bíblica é direta e precisa. Fala da brevidade, mas fala também acerca do propósito da vida. Se você simplesmente deixar a vida levá-lo, não a viverá, porque viver a vida é muito mais do que trabalhar, comer e estar em família. Viver a vida é cumprir uma missão e deixar um legado para a posteridade. Que legado você deixará? Como você será lembrado?

Dada a relevância destas ponderações e a ligeireza que a vida passa, faço a mesma pergunta, só que com outra abordagem: “como você quer ser lembrado?” No tempo presente esta resposta está sendo construída. Por isso, é de suma importância que você pare, reflita e reveja a forma como você está vivendo. É necessário que você pondere sobre quais tem sido as suas prioridades. Quais as prioridades da sua vida? Como você será lembrado por sua família? Como você será lembrado pelos seus amigos? Como você será lembrado por seus colegas de trabalho? Como você será lembrado pela sua igreja/comunidade?

O encorajo a encarar essas questões de frente e sinceramente pedir a Deus que sonde o seu coração, o seu estilo de vida e o mostre aquilo que está desfocado, e ajuste. O desencorajo a fazê-lo por si só. O nosso coração é enganoso. Se você tentar avaliar essas questões sem considerar o que Deus tem a dizer, você vai “cair do cavalo”. Porque naturalmente nós temos a tendência de aliviar “a nossa barra”. Faça como Davi, um homem que marcou gerações, ele sabiamente pediu ao Senhor: “1 SENHOR, tu me sondas e me conheces.  2 Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos.  3 Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.  4 Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda.” Salmo 139:1-4

A grande diferença trazida pela sondagem que Deus faz em nossa coração, é que a medida que Ele descortina – o interior, as crenças, as motivações e os desejos – lapida, dá nova vida, novo ânimo, nova esperança e novos sonhos. Ou seja, não te escondas, não fujas, mas corra em direção a Deus que é gracioso para nos sondar e curar. Sondar e transformar. Transformar as prioridades. Transformar a forma de ver o mundo e nele viver. Transformar a relação pessoal e intransferível com Ele. Transformar a atuação no mundo.

A vida não somente é passageira, mas é também rica em seu propósito. Propósito/missão de legar para as próximas gerações. Missão de influenciar outras vidas. Missão que se realiza na coletividade, nas grandezas das relações humanas.  Reveja as suas prioridades a partir de 2011 e mude, avance, melhore, seja transformado e transforme.  Que o seu legado para a sua família, amigos, colegas de trabalho, sociedade e igreja resplandeça a beleza do Evangelho de Cristo e a grandeza da Graça de Deus. Que o Senhor o abençoe e transforme ainda mais a sua vida em 2011, que suas prioridades coadunem com o objetivo desta pastoral.

Juntos Somos Mais,
Pr. Rodrigo Odney

Nenhum comentário:

Postar um comentário